Como migrar um website feito em Redaxo para um novo servidor

Muito popular na Alemanha e em países de fala germânica, o Redaxo é um CMS de arquitetura aberta desenvolvido em PHP, que se caracteriza por sua simplicidade e flexibilidade.

Apesar de ser fácil de instalar e de se conseguir publicar um website básico em poucos minutos, lidar com ele pode ser “desafiador” para quem não fala o Alemão, já que toda a sua documentação é escrita no idioma germânico.

Enfrentei essa dificuldade quando precisei migrar um website de um cliente com sede na Europa para o Brasil. Entendi um pouco de sua estrutura (ele é baseado no Symphony), mas funcionar no novo ambiente, há algumas configurações específicas, como por exemplo, servidor e credenciais do banco de dados (MySQL), que sempre variam de provedor para provedor.

Felizmente, acessando o slack da comunidade, havia um único canal em Inglês, e recebi uma gentil resposta de um dos colaboradores do projeto, Ingo Winter, que me deu as orientações, muito simples.

Segue o passo-a-passo:

1. Usando o phpMyAdmin ou outra ferramenta da sua escolha, exporte a base de dados e importe-a no novo servidor. Anote as credenciais de acesso ao novo BD.

2. Copie todos os arquivos da raiz do servidor antigo para o novo.

3. No servidor novo, procure pelo arquivo de configurações redaxo/data/core/config.yml , procure as linhas que contém as credenciais de acesso e mude para o banco de dados novo. Ex:

db:
1:
host: localhost
login: novo_usuario
password: nova_senha
name: novo_nome_BD
persistent: false

4. O URL mudar — por exemplo: dominiovelho.br para dominionovo.rs — edite as configurações redaxo/data/core/config.yml para refletir o domínio novo:

server: 'https://dominionovo.rs/'

5. Se o URL mudou, talvez seja necessário atualizar na tabela rex_yrewrite_domain do BD também.

6. Apague as pastas redaxo/cache/addons e redaxo/cache/core. O Redaxo irá recriar se necessário.

7. Pronto! Seu website estará funcionando no servidor novo assim que o DNS apontar para o novo IP. Não esqueça de reemitir o certificado SSL, se necessário.

Tu já mexeste no Redaxo? Tiveste alguma dificuldade que gostarias de compartilhar conosco? Tens alguma dica para aprender mais sobre este CMS? Deixa teu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *