Como resolver o erro “Falha ao atualizar. A resposta não é um JSON válido.” no WordPress

Então tu estás reinstalando um sítio WordPress ou então foste atualizar uma página qualquer e pá! Vem este erro exótico “A resposta não é um JSON válido” ou pouco explicativo: “Falha ao atualizar”. O que fazer?

Então tu estás reinstalando um sítio WordPress ou então foste atualizar uma página qualquer e pá! Vem este erro exótico “A resposta não é um JSON válido” ou pouco explicativo: “Falha ao atualizar”.

Sim, os informatas não são muito pródigos nas mensagens de erro, principalmente porque tendem a fazê-las para si, não para os usuários. Mas isso é uma outra questão. Voltemos ao erro.

Confesso que eu não descobri a origem certa do erro, mas pode ter a ver com estas situações:

Motivo 1: Arquivo .htaccess com problemas

É o motivo mais exótico, mas curiosamente, o mais comum. As regras estão erradas por algum motivo (erro de plug-in, padrão diferente da tua hospedagem etc.) e é preciso voltar ao básico.

Para isso, a solução é simples: vai na opção Configurações > Links permanentes e escolhe uma opção diferente da que está no momento (sugiro justamente o ajuste “Padrão”). Vai na página em questão e atualiza novamente.

Deu? Volta no ajuste dos Links Permanentes e escolhe a opção adequada para teu blog e pronto!

Não deu? Segue o próximo motivo.

Motivo 2: Incompatibilidades de plug-ins

Ah, o velho e bom problema de sempre. Plug-ins malucos (ou não) que destroem tua instalação WP por não fazerem o mínimo, que é se comportar educadamente dentro das melhores práticas.

Muito bem, para resolver isso já é sabido: desativa todos os plug-ins que não forem necessários e tenta atualizar a página novamente.

Deu? Parabéns, o mundo é belo!

Não deu? Tenta desativar TODOS os plug-ins.

Não deu? Segue o próximo motivo.

Motivo 3. Incompatibilidade de temas

O criador do tema botou umas funções malucas dentro do functions.php e tu acabaste de atualizar o WordPress. E daí danou-se.

Neste caso, o negócio é trocar o tema por um tema padrão, como o TwentyTwenty (https://br.wordpress.org/themes/twentytwenty/) e tentar de novo.

Deu? Então instala o plug-in Editor Clássico (https://br.wordpress.org/plugins/classic-editor/), volta para o tema que queres usar e vê se ameniza o problema.

Não deu? Bem, então ou trocas de tema ou escreve aí embaixo tua triste situação, que a gente tenta encontrar a solução juntos.

45 comentários em “Como resolver o erro “Falha ao atualizar. A resposta não é um JSON válido.” no WordPress”

  1. No meu caso nenhuma das alternativas deu certo, e quando abria o editor do elementor em uma página ficava com tela branca tbm. So consegui consertar depois de desinstalar o elementor pro, depois o elementskit lite, limpas o banco de dados e instalar os dois de novo.

  2. Infelizmente nenhuma dessas soluções resolveu para mim. Durante um tempo utilizei o plugin “Disable Gutenberg ” e após desativar ele e voltar a utilizar a versão atual do editor de posts, esse erro sempre é exibido.
    Se eu ativo o plugin o erro para de ocorrer.

    Nesse momento estou tentando alguma solução para não usar mais esse plugin e sim a versão mais recente do editor.

  3. No meu caso, estou rodando a instalação do WordPress em uma imagem padrão provinda do docker -hub. Quando subo os pods com o usuário root do kubernetes, acabo tomando este erro, pois ele cria a pasta /root/html. Após rodar novamente com o usuário da aplicação funcionou normalmente. Não deveria, mas deve existir algum permissionamento no diretorio /root que te restringe a alguns movimentos como uma simples publicação de posts. Te agradeço pelas dicas, mesmo que no meu caso a solução tenha sido distinta das tuas.

  4. Tenho tido este problema a partir da versão 5.2 do WP. Pelas pesquisas que fiz, isso ocorre pq foi alterado a forma que o WP trabalha o GET/POST do painel. Ainda não encontrei uma solução plausível para se utilizar com os novos temas, oque tenho feito é instalar o plug-in do Editor Clássico. Encontrei a dica em um fórum americano e infelizmente não me lembro da referência rsrs. Mas tem resolvido

  5. Então, tem uma maneira fácil de resolver esse problema e acredito que é primeira coisa a se testar:
    configuracoes/links permanentes
    em “Configurações comuns” selecionar qualquer outra opção que não seja a atual e salvar.
    Selecionar a configuração que vc deseja (ou voltar para ela) e salvar.

    Pronto, só testar as URL’s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *