Como resolver o erro “Falha ao atualizar. A resposta não é um JSON válido.” no WordPress

Então tu estás reinstalando um sítio WordPress ou então foste atualizar uma página qualquer e pá! Vem este erro exótico “A resposta não é um JSON válido” ou pouco explicativo: “Falha ao atualizar”.

Sim, os informatas não são muito pródigos nas mensagens de erro, principalmente porque tendem a fazê-las para si, não para os usuários. Mas isso é uma outra questão. Voltemos ao erro.

Confesso que eu não descobri a origem certa do erro, mas pode ter a ver com estas situações:

Motivo 1: Arquivo .htaccess com problemas

É o motivo mais exótico, mas curiosamente, o mais comum. As regras estão erradas por algum motivo (erro de plug-in, padrão diferente da tua hospedagem etc.) e é preciso voltar ao básico.

Para isso, a solução é simples: vai na opção Configurações > Links permanentes e escolhe uma opção diferente da que está no momento (sugiro justamente o ajuste “Padrão”). Vai na página em questão e atualiza novamente.

Deu? Volta no ajuste dos Links Permanentes e escolhe a opção adequada para teu blog e pronto!

Não deu? Segue o próximo motivo.

Motivo 2: Incompatibilidades de plug-ins

Ah, o velho e bom problema de sempre. Plug-ins malucos (ou não) que destroem tua instalação WP por não fazerem o mínimo, que é se comportar educadamente dentro das melhores práticas.

Muito bem, para resolver isso já é sabido: desativa todos os plug-ins que não forem necessários e tenta atualizar a página novamente.

Deu? Parabéns, o mundo é belo!

Não deu? Tenta desativar TODOS os plug-ins.

Não deu? Segue o próximo motivo.

Motivo 3. Incompatibilidade de temas

O criador do tema botou umas funções malucas dentro do functions.php e tu acabaste de atualizar o WordPress. E daí danou-se.

Neste caso, o negócio é trocar o tema por um tema padrão, como o TwentyTwenty (https://br.wordpress.org/themes/twentytwenty/) e tentar de novo.

Deu? Atualiza ou troca de tema.

Não deu? Escreve aí embaixo tua triste situação, que a gente tenta encontrar a solução juntos.

Autor: Marco Andrei

Webmaster e desenvolvedor WordPress na Arsnova. Adora Mac, o Colorado Internacional, música, viajar e a Web. Divulgador do #WordPressGaucho 🧉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *