Como resolver o erro “xcrun: error: invalid active developer path” no macOS

Todos sabem que uso um Mac como ferramenta de trabalho e num determinado dia, resolvi que era hora de atualizar minha máquina para a versão mais nova do macOS.

Muito bem, fiz a atualização e continuei trabalhando normalmente por uns bons dias, até que fui usar o Git para criar um novo repositório na minha máquina e recebi um erro que eu não tinha visto ainda:

xcrun: error: invalid active developer path (/Library/Developer/CommandLineTools), missing xcrun at: /Library/Developer/CommandLineTools/usr/bin/xcrun

Para quem está acostumado com o Xcode, deve saber que o xcrun é um utilitário permite que se rode diversas ferramentas do Xcode por linha de comando. Olhando a mensagem de erro, pode-se deduzir que o Xcode não está instalado na máquina.

Eu tinha estas ferramentas instaladas, mas pelo visto, o instalador da nova versão do macOS simplesmente apagou tudo e esqueceu de reinstalá-las, apesar de manter o resto todo no lugar.

Ainda bem que a solução é simples: basta reinstalar o Xcode baixando o instalador do portal de desenvolvedores da Apple (https://developer.apple.com/downloads/).

Se tu não usas o pacote completo, não é necessário baixar este arquivo, basta rodar o seguinte na linha de comando:

xcode-select --install
Escolhe [Obter Xcode] para baixar o pacote completo ou [Instalar] só para as ferramentas de linha de comando.

O sistema vai abrir um diálogo para tu escolheres baixar todo o Xcode (“Obter Xcode”) ou só as ferramentas de linha de comando (“Instalar”).

Seguem-se as confirmações e o aceite da licença de uso, como de praxe, e tudo necessário será instalado, inclusive o Git, é claro. Depois disso, a ferramenta vai voltar a funcionar novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *