iDiots: uma animação sobre obsolescência programada e dependência

Não somos todos um pouco iDiotas em determinados momentos e nos deixamos levar pelos impulsos?

Somos todos vidrados em novas tecnologias e é verdade que hoje em dia o ciclo de renovação dos produtos é acelerado não só pelas novas exigências criadas pelo mercado, mas porque a duração dos produtos é menor que antigamente.

A animação iDiots, produzida pelo estúdio Big Lazy Robot, brinca com esta temática dupla do vício pelo telefone e a obsolescência planejada, colocando em cena robôs que compram um novo telefone. Eles então se grudam em seus iDiot 4 e descobrem novos aplicativos até a morte de seu telefone… e a chegada do próximo modelo!

Curiosidade: os robôs apresentados no filme são modelos japoneses reais, vendidos em um kit.

Não precisas ficar com vergonha ao ver este vídeo, podes rir de ti mesmo. Afinal de contas, nós todos somos um pouco iDiotas em determinados momentos de nossas vidas e nem sempre conseguimos controlar nossos impulsos.

10 dicas de David Ogilvy para saber como escrever bem

Expressar-se bem não é só uma habilidade necessária para o trabalho, é uma obrigação para a vida. “Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o Velho Guerreiro. Escrever bem faz parte dessa habilidade.

“Nunca escreva mais de duas páginas sobre qualquer assunto.”

Expressar-se bem não é só uma habilidade necessária para o trabalho, é uma obrigação para a vida. “Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o Velho Guerreiro. Escrever bem faz parte dessa habilidade.

Pois aqui estão algumas pérolas de sabedoria de uma lenda da cultura publicitária: o icônico empresário e original “Mad Man”  David Ogilvy. No dia 7 de setembro de 1982, Ogilvy enviou o seguinte memorando para todos os seus empregados, entitulado “Como escrever”:

Quanto melhor você escrever, mais alto chegará na Ogilvy & Mather. Pessoas que pensam bem, escrevem bem.

Pessoas confusas escrevem textos confusos, cartas confusas e discursos confusos.

Uma boa redação não é um dom. Você precisa aprender a escrever bem. Aqui estão 10 dicas:

1. Leia o livro de Roman-Raphaelson sobre como escrever*.  Leia-o três vezes.

2. Escreva da maneira que você fala. Naturalmente.

3. Use palavras curtas, frases curtas e parágrafos curtos.

4. Nunca use palavras-jargão como reconceitualizar,desmassificaratitudementejulgamentalmente. Elas são marcas características de um bundão pretensioso.

5. Nunca escreva mais de duas páginas sobre qualquer assunto.

6. Verifique suas citações.

7. Nunca mande uma carta ou um memorando no dia que você o escreveu. Leia-o em voz alta no outro dia de manhã — e então revise-o.

8. Se for uma coisa importante, peça a um colega para melhorá-lo.

9. Antes de você mandar sua carta e seu memorando, tenha certeza que está claro como cristal o que você quer que o destinatário faça.

10. Se você quer AÇÃO, não escreva. Vá até a pessoa e lhe diga o que você quer.

David

* Se trata do livro “Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business“, de Kenneth Roman e Joel Raphaelson.

Isso, e muito mais dos conselhos atemporais de David Ogilvy podem ser encontrar em The Unpublished David Ogilvy: A Selection of His Writings from the Files of His Partners. O livro está esgotado, mas dá para encontrar a versão digital na Amazon. Vale o que pesa em bits.

[Dica do Brain Pickings, via Henrique Bente.]

Como a Internet marcou sua vida?

O Estadão publicou há algum tempo um infográfico muito interessante. Basicamente, ele informa o que mudou desde a estabilização política e econômica e a chegada da Internet no Brasil, ou seja, durante o período de 1995 a 2010 e faz algumas perguntas baseado nestas mudanças para traçar o teu perfil. Com isso, pode-se entender como estes últimos anos afetaram a minha e a tua vida.

Legal é também poder comparar com outras pessoas de outros estados ou fora do Brasil.

Experimenta aqui.

Anúncios atuais, visual antigo

Como seriam as propagandas de produtos de nosso tempo em tempos passados?

Como seriam as propagandas de produtos de nosso tempo em tempos passados?

Em um concurso de Photoshop, os participantes teriam que criar anúncios vintage para produtos modernos. O resultado é ótimo, como este abaixo.

Tem mais anúncios aqui.

[Dica do @saam]