Feirão do imposto

Da coluna de Affonso Ritter:

A Federasul promove neste domingo (19), a partir das 10h, no Parque Farroupilha de Porto Alegre, o Feirão do Imposto, para mostrar à sociedade quanto o consumidor desembolsa em tributos no momento de pagar por um produto ou serviço. Estarão expostos diferentes itens de consumo com seu preço final e em destaque qual o valor referente ao total de impostos cobrados. A proposta é mostrar que se a carga tributária fosse mais baixa, o custo das mercadorias seria menor. E, além de pagar muito, o brasileiro tem pouco retorno em obras de infra-estrutura e serviços estatais de qualidade. Entre as mercadorias expostas num ambiente que lembrará as gôndulas de supermercado estão alimentos, eletrodomésticos e serviços (como energia elétrica e telecomunicações).

Interessante esta promoção da Federasul, mostrar a dimensão do que pagamos de imposto. Me parece óbvio que não há nenhuma contrariedade quanto a pagar imposto. O que dói é ver o nosso dinheiro ser jogado fora, sendo gasto de maneira inadequada ou indo parar na mão de políticos incompetentes e corruptos. E é claro, no final do mês temos que fechar as contas. Como se acerta? Aumenta o imposto!

Mas eu sou um otimista. Tenho fé que aos poucos, vamos “purgar” o que temos de pior e colocar como governtantes pessoas éticas e compententes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *