Jetpack: como disponibilizar as estatísticas para outros usuários além do admin?

Longe de ser um concorrente para o Google Analytics, o plug-in Jetpack, da Automattic, é uma boa opção para quem quer acompanhar as estatísticas de seu sítio.

Na verdade, o Jetpack é um plug-in muitíssimo popular e no caso do WooCommerce, é oferecido para ser instalado no pacote, justamente para prover os números de acesso às páginas e aos produtos, dentre outros recursos.

Buenas, já estou considerando que já tens o Jetpack instalado com o usuário WordPress.com devidamente configurado. A partir disso, o plug-in começa a mostrar as estatísticas do painel inicial, em um box como este:

Muito bem. O problema é que esse gráfico, por padrão, só é visualizado pelos administradores. Em lojas WooCommerce, por exemplo, é importante que os gerentes de loja também possam consultar estes números, pois é uma importante informação gerencial.

Como fazer então?

Bom, esta opção é meio escondida, mas está em Jetpack > Configurações. Vai na aba Tráfego e nesta página, procura pelo item Estatísticas do Site.

Abre a gaita que vai estar fechada clicando na seta à direita e a opção é a última: Permitir que os relatórios de estatísticas sejam visualizados por.

No meu caso, eu só preciso que o gerente da loja veja as estatísticas, mas é possível habilitar para que mais pessoas vejam, como editores, autores etc. Basta clicar na função desejada que as configurações são gravadas automaticamente.

Quando o gerente da loja entrar de novo, o box de estatísticas será exibido, assim como para os administradores.

É isso.

Tens alguma outra dica sobre o assunto? Deixa aí nos comentários!

Autor: Marco Andrei

Webmaster e desenvolvedor WordPress na Arsnova. Adora Mac, o Colorado Internacional, música, viajar e a Web. Divulgador do #WordPressGaucho ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *