O que significa “slug” no WordPress?

Um dos termos mais comuns quando a gente começa a trabalhar com o WordPress, principalmente quando pensamos em SEO, é SLUG.

O WP Glossary, de Anders Nóren, define slug assim:

Um slug é um texto inteligível de um URL que representa um post, página, tag ou categoria, usualmente construído a partir do título do conteúdo que ele representa.

Talvez não seja tão óbvio, mas o segredo da definição é “inteligível”, ou seja, fácil de entender, mas também fácil de lembrar.

O WordPress se destaca justamente pela capacidade de gerar URLs claras e fáceis de entender tanto por humanos quanto por computadores, especialmente os motores de busca, como o Google, Bing e DuckDuckGo.

Para facilitar a nossa vida, o WordPress já gera automaticamente um slug para nossas páginas e artigos, a partir de seu título. Então um texto que tem um título “Código é poesia” no meu blogue, poderia ter um slug como esse: marcoandrei.com/codigo-e-poesia.

A palavra slug, em Inglês, tem origem no Jornalismo. “Slug” é uma ou mais palavras que identificam uma notícia específica de uma edição entre os profissionais da redação. No Brasil, a tradução desse termo seria “retranca”.

Mas um slug no WordPress não identifica só um texto ou página. Um slug é uma palavra ou uma sequência de palavras que ajudam a identificar um elemento do WordPress de maneira  intuitiva e inequívoca.

Ele é usado e aparece mais obviamente quando vamos trocar os links permanentes das páginas de nosso sítio, mas dentro da programação do WordPress, também usamos slugs para identificar, de maneira única, outros elementos como widgets, instâncias de tipos personalizados de post e outros.

 

Deixe uma resposta