Como remover a mensagem “Deprecated: Directive ‘track_errors’ is deprecated in Unknown on line 0” no WordPress

Tenho recebido relatos de colegas que estão usando as últimas versões do WordPress, mas quando vão atualizar a versão do PHP, veem a seguinte mensagem de erro:

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0

Fui estudar a questão mas logo ocorreu comigo mesmo, quando fui atualizar um sítio de um cliente da versão 7.1 para a 7.3 (as versões 7.4 e 8.0 ainda não estão disponíveis em vários provedores).

De fato, a diretiva track_errors, normalmente configurada no documento php.ini, foi descontinuada na versão 7.2. Eu pessoalmente nunca a usei, mas me parece que ela vem ativada por padrão em várias hospedagens.

(Aliás, apesar de estar na documentação do PHP, “depreciado” é uma tradução INCORRETA da palavra “deprecated”, a função não teve “seu preço reduzido“, ela entrou em obsolescência, foi descartada. Não vamos reproduzir esta incorreção, certo?)

Mas como proceder para remover esta mensagem irritante?

Solucão 1: Desativar a diretiva no php.ini local

Verifica se já existe um arquivo php.ini na raiz da tua hospedagem. Abre este documento e ajusta a opção track_errors em Off (desligado).

Se não existir, cria um documento texto com o nome php.ini na raiz da hospedagem e adiciona a seguinte linha:

track_errors = Off

Solução 2: Desligar a diretiva no painel administrativo da hospedagem

Alguns provedores, como a Umbler, facilitam este trabalho com o controle destas variáveis e configurações diretamente no painel administrativo. Sendo assim, é só desligar a diretiva no local adequado. Na Umbler, este controle fica nas “Configurações PHP”.

Pronto! A mensagem deve ter sumido.

Este artigo te ajudou? Tens alguma dica extra ou dúvida? Escreve aí embaixo que a gente troca uma ideia!

4 comentários em “Como remover a mensagem “Deprecated: Directive ‘track_errors’ is deprecated in Unknown on line 0” no WordPress”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *